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Segundo informações do Facebook, o canal reúne cerca de 1,4 bilhões de pessoas. Esse público chama a atenção de muitas empresas que querem estar na rede social. Mas, para se consolidar com o público é preciso ir além e fazer anúncios que impactem seu target. Isso torna o Facebook um dos principais “beneficiados” do budget de anúncios e performance de várias empresas.

Mas, quem ainda está começando pode ter algumas dúvidas sobre como desenvolver campanhas na rede social mais valiosa do mercado. Por isso, preparamos um passo a passo que explica todas as etapas para criar campanhas no Facebook.

Passo 1 – Crie a página da empresa

Para começar, será preciso criar uma página para seu negócio. Esse processo é simples: basta entrar em seu perfil na rede social e, na barra de opções no lado direito, terá a opção de páginas : criar página

Em seguida, você será direcionado ao painel criar página (imagem abaixo), onde será preciso escolher a modalidade na qual o negócio se enquadra:

  • Negócio ou local
  • Empresa, organização ou institucional
  • Marca ou produto
  • Artista, banda ou figura pública
  • Entretenimento
  • Causa ou comunidade

Criar página 2

 

Cada uma dessas opções pedirá o preenchimento de alguns dados específicos:

negocio localnegocio local 2

Claro que essa etapa só se aplica caso a empresa ainda não possua uma página oficial.

Passo 2 – Produza conteúdo

Sim, é preciso que a página tenha posts antes de iniciar as campanhas, afinal, o usuário pode não se se sentir atraído se for direcionado a uma página “largada” ou que não tenha posts relevantes. Por isso, faça posts apresentando a empresa, mesmo que com artes simples. Trabalhe sempre com a experiência do cliente.

Passo 3 – Criar anúncios

Na mesma aba, no lado direito, onde você criou a página, existe o botão: criar anúncio

 

Ao clicar nesse botão você será direcionado a esta página:

opções de anúncio

O painel permite escolher o modelo de campanha que será desenvolvida. São várias opções de aplicação de campanhas no Facebook.  Cada uma das modalidades de anúncio é autoexplicativa, e ao passar o mouse sobre elas irá aparecer sua função. Como na primeira opção da imagem acima.

Isso irá exigir que você tenha que traçar um objetivo para a campanha, como por exemplo:

  • Aumentar o número de fãs da marca
  • Impulsionar determinado post
  • Levar os usuários do Facebook para o site
  • Trabalhar conversão na loja virtual

A ferramenta apresenta muitas possibilidades, mas se faz necessário ter um foco (mesmo encontrando tantos outros no Facebook). O sucesso da campanha depende justamente de você entender o objetivo que quer planejar e alcançar.

Vamos simular um cenário em que o anunciante deseja enviar usuários para o site.

Será preciso criar o nome da campanha.

 

anuncio de site

 

O passo seguinte pede para que seja configurada a forma de pagamento:

 

informações de pagamento

A hora da “mágica” acontece agora: segmentação

O Facebook tem uma lógica muito simples e funcional para segmentar campanhas e, mesmo profissionais que nunca tiveram contato com a ferramenta, conseguem desenvolver campanhas que terão grande impacto no target.

  • Definição da localização de seu público-alvo, idade, gênero, idioma.

localização

Note que na localização é preciso definir uma área de alcance para o anúncio, por exemplo, pode fazer sentido que você atinja potenciais clientes de São Paulo e região metropolitana, por isso, estenda o raio de alcance até 40km.

Escolha do público e característica

Definindo a região que quer trabalhar, gênero e idade, agora é hora de entrar em outras particularidades do target. Estamos falando do campo “Direcionamento detalhado”.

detalhamento

Aqui nesse espaço, será preciso definir os critérios que fazem sentido para a campanha: formação, financeiro, renda, relacionamento, ocupação, interesses, comportamentos e tantos outros.

O mais interessante é que existem centenas de sub tópicos para que a segmentação seja cada vez mais precisa. Vamos usar apenas um exemplo (se não o texto vai ficar muito extenso).

Em comportamentos: quero encontrar alguém que goste de basquete:

Vou entrar em interesse, esporte e selecionar basquete:

segmentação

Mas além disso, eu quero impactar pessoas que gostam de basquete e que tenham ensino superior.

alguma faculdade

E assim segue, até que você desenhe um perfil completo do seu cliente.

Mas qual a expectativa de alcance dessa campanha?

No lado direito do painel onde a campanha está sendo montada, existe um indicador que mostra, baseado em cada campo selecionado, qual a expectativa de alcance da ação (que pode variar de acordo com seu poder de investimentos).

estimativa de anúncio

 

Nesse nosso cenário, que queremos encontrar pessoas com diploma universitário, que gostam de basquete e que moram em São Paulo, o alcance pode chegar até 3.200.000 de usuários.

Como funciona a questão orçamentária?

Você deve escolher o modelo de cobrança, se será vitalicio (ou seja, vai ficar ativo até que você cancele, ou ainda se será definido um orçamento diário. Também é possível definir data de inicio e termino. Veja na imagem abaixo:

 

orçamento

 

Nesse cenário, que vamos investir R$ 20,00, durante um mês, o valor total será de R$ 620,00.

No campo orçamento e programação é possível entrar em outros parâmetros “avançados”, como na imagem abaixo.

 

modelo de cobrança

Mas se você possui pouca experiência, recomenda-se que fiquem na recomendação do Facebook.

 

Passo 4 – Finalização do pedido

Passado por todas essas etapas, agora é hora de finalizar o anúncio. Será preciso escolher o formato – com uma imagem ou várias -, e no caso de divulgação do site, definir qual a url de destino do cliente  e pronto, você terá um campanha no Facebook.

Com o decorrer do tempo, esse processo fica mais natural e você descobre alguns “macetes” que facilitam o trabalho. Se ainda tiver dúvidas sobre como montar uma campanha no Facebook, é só entrar em contato conosco.

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