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e-commerce de nicho

Desenvolvendo campanhas para e-commerce de nicho

Uma das maiores oportunidades para e-commerces especializados em um nicho de atuação é a construção de estratégias de marketing altamente focadas em seu público-alvo. Quanto maior a segmentação, mais chance de atingir o target correto e de converter vendas, compensando o ROI da ação.

A seguir, estão alguns pontos de atenção na hora de desenvolver campanhas de seu e-commerce de nicho:

Segmento de mercado

Para começar a desenvolver suas campanhas, primeiramente cabe analisar seu segmento de mercado. Como o público se comporta ao comprar e que fatores são mais ou menos relevantes para ele? Tenha isso em mente antes de começar.

Expectativa do público-alvo

Para entender o público, é preciso fazer análises objetivas e subjetivas do negócio. Por exemplo, um consumidor de itens da categoria de moda pode dar muita importância à imagem do que está comprando. O preço pode indicar quão acessível o produto é para o cliente, mas, por outro lado, alguém que queira comprar, por exemplo, uma camiseta de uma marca específica, poderá se valer de um comparador de preço para identificar as melhores ofertas para o mesmo produto. Considere todos os fatores importantes que os clientes costumam analisar antes de comprar o produto e quais caminhos eles costumam fazer.

Diferenciais competitivos

Dessa forma, após entender melhor sobre seu negócio e público-alvo, cabe analisar quais as maiores vantagens competitivas oferecidas por seu e-commerce. Você tem os melhores preços, o melhor design, um público fiel, etc? É aqui que pode ficar mais claro o quanto seu negócio pode suprir as principais buscas do target e quais aspectos do negócio favorecem a escolha de um ou outro canal de marketing.

Escolha de canais

Nesta etapa já é possível começar a selecionar os canais mais relevantes para seu negócio procurando opções focadas no nicho em que você atua. Uma farmácia, por exemplo, pode se beneficiar de comparadores de preço focados exclusivamente neste segmento.  Por outro lado, ela também poderia se beneficiar de canais abrangentes, dependendo da situação. É preciso dosar as duas possibilidades, obtendo vantagens em cada uma.

Alguns canais para quem busca opções de nicho são:

Shopping Virtual

Comparador de Preço

Configuração da campanha

Comece a configurar suas campanhas nos canais escolhidos. Não esqueça de ajustar lances e orçamentos por período para ter maior controle de seu investimento. Revise todos os textos do anúncio e as imagens de divulgação – é preciso que sejam de boa qualidade e “vendáveis”. No caso de anunciar em comparadores, separe apenas seus produtos com preço competitivo. Prefira direcionar os demais itens para canais mais apropriados para eles.

Preço e estoque

Cuidado para que seus anúncios exibam sempre os preços atualizados dos produtos no site e só divulgue campanhas para produtos disponíveis. Isso evitará contratempos por incompatibilidade de preço no e-commerce e nas campanhas ou que você pague por cliques feitos em anúncios que divulgam itens fora de estoque. Prefira adotar ferramentas profissionais que automatizam essas informações via API.

Gestão de resultados

Acompanhe resultados gerais das campanhas e também a performance individual de cada canal. Dessa forma, você pode ter uma percepção de como cada um contribui para sua receita e direcionar investimentos para onde tiver mais resultados.

Seguindo estes passos, sua campanha de nicho certamente terá ótimos índices de engajamento!


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