Top Menu

Conhecer o caminho da conversão, ou seja, a rota que o usuário fez em diferentes sites até converter uma venda, ajuda a entender o impacto de cada canal para o fechamento do negócio. É possível entender, por exemplo, que um anúncio no Facebook que tenha gerado poucas conversões, pode ter sido crucial para uma boa performance de vendas do e-mail marketing e vice-versa.

Para ficar mais claro, pense no seguinte cenário:

O cliente é impactado por um anúncio no Facebook, clica, acessa o site e vê melhor a imagem do produto. Então, analisa fotos de diferentes ângulos, mas não compra o item.

No dia seguinte, este cliente relembra do produto que viu no dia anterior e busca pelo item no Google. Ele é impactado por um link patrocinado e entra novamente na página da oferta.

Ao rever a página, o cliente decide analisar mais informações, por isso, lê todos os detalhes sobre o produto e fica motivado em fazer a compra. Mas, reflete mais um pouco e desiste, fechando a página

Após 3 ou 4 dias, o cliente recebe seu salário e imediatamente lembra do item desejado. Ele faz uma busca dentro do comparador de preços Buscapé para analisar as ofertas.

O cliente encontra a melhor oferta de relevância/preço, feita pela mesma loja que o impactou antes. Desta vez, está seguro e fecha a compra.

Embora a conversão tenha ocorrido somente após o clique no anúncio do Buscapé, repare que diferentes canais tiveram um papel importante até o cliente tomar a decisão de comprar. Ele “conheceu” o produto graças ao anúncio da rede social e obteve mais informações que o deixaram “com vontade de comprar”, por meio dos links patrocinados. Por isso, o papel deles não pode ser desprezado.

Esse tipo de percepção já é algo tratado no marketing que se divide entre os chamados modelo linear, que analisa cada canal que participa da conversão e o modelo de última interação, que atribui o resultado somente ao último canal associado diretamente à conversão. Inclusive já falamos sobre os modelos de atribuição em nosso blog.

Algumas soluções de marketing, como a Admatic, já permitem entender por onde o cliente interagiu pela primeira vez com o produto, e quando ele efetuou a compra. A plataforma registra o primeiro IP de acesso e cruza com o IP da conversão, se for o mesmo ponto de acesso, é possível identificar esse comportamento do consumidor. Com isso, é possível ter análises mais profundas das campanhas e insights sobre o papel de cada canal.

Analisando o caminho da conversão

Exportando o relatório de conversões assistida na Admatic, por meio da plataforma, é possível identificar o caminho da venda por meio de um arquivo .csv:

A conversão assistida é acessível dentro da Admatic

O relatório traz informações como: ID do pedido (número do pedido), IP do usuário, data e hora exata de cada clique, data e hora da conversão, valor da conversão e nome da integração.

Assim, é possível entender quando um canal gera poucas conversões, por exemplo, mas ajuda no início da decisão de compra do consumidor. Nestes casos vale a pena, por exemplo, praticar um CPC mais baixo, mas manter o canal ativo.

Veja alguns insights que o relatório pode passar para melhorar suas campanhas:

  • Quais os canais que mais se ajudam?

Ex: Shoppings virtuais são os canais que mais ajudam as conversões do e-mail marketing ou remarketing. Isso significa que eles têm um papel importante, mas, de repente, podem ser trabalhados com um CPC mais baixo.

  • Quais os canais onde a venda mais converte?

Ex: E-mail marketing, remarketing, etc. Isso nos leva a questionar a eficiência do canal vs. a estratégia utilizada. Se você pratica descontos e fretes diferenciados no remarketing, o canal pode ter se beneficiado disso e ser mais atraente para o consumidor fechar negócio.

  • As conversões são todas oriundas dos mesmos canais do clique?

Ex: Se o comportamento de seus anúncios e clientes é sempre o de clicar e fechar a compra no mesmo canal, isso pode dispensar uma estratégia promocional secundária para incentivar a conversão.

Com os IPs dos usuários, você pode também ter uma ideia de quais os canais utilizados pelas pessoas que mais convertem em suas campanhas e entender o que está ou não funcionando em suas estratégias.

Claro, você pode cruzar os dados dos relatórios da Admatic de muitas formas para obter maior percepção do seu marketing e aperfeiçoamento das campanhas. Além de contar com uma boa ferramenta que te ofereça essas informações, cabe alinhar bem suas metas e fazer as perguntas certas para sua base de dados. Sabendo onde você quer chegar, basta colocar os dados para trabalharem para você!

Relatório de campanha de marketing


Entre em contato







Close