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Usando Facebook Ads para aumentar a conversão

Aumente as vendas de seu e-commerce com o Facebook Ads – Segundo informações do Facebook, 8 a cada 10 brasileiros estão conectados à rede social. Em média, são 99 milhões de usuários ativos mensalmente. A nível global estamos falando de 1,48 bilhões de pessoas conectadas. No universo de marketing, pelo menos no Brasil, é muito comum tratar a rede social como a novela das nove do marketing de performance – uma analogia à necessidade das marcas garantirem espaço no horário mais caro da publicidade nacional.  

E, olhando para esses números, não restam dúvidas que investir no canal é importante, mas, para sua presença online trazer resultados, é preciso se basear em um objetivo, geralmente pautado em conversão para sua loja virtual. Saber que caminho trilhar é importante, afinal não se analisa resultados de algo que não se pode medir.

Por que devo investir em campanhas no Facebook?

São várias as razões para que sua estratégia de marketing de performance leve em consideração os serviços de anúncios criados pela empresa de Mark Zuckerberg, dentre eles:

Maior integração entre marca/cliente

Hoje as redes sociais são parte importante da vida de todos nós, profissionais de marketing. O Facebook, especificamente, transforma em realidade (com indicadores) o que todas as marcas sempre buscaram, ter um bom número de fãs-clientes que acompanham a marca e querem interagir com ela. Esse cenário permite uma integração grande entre a loja virtual e o consumidor, embora exija alguns cuidados na forma como se lida com cada situação, ainda assim é importantíssimo para a marca.

Segmentação de tráfego para seu site

O Facebook tem como principal diferencial o alto grau de segmentação das campanhas. Como os usuários precisam informar dados e vão interagindo com as opções disponíveis na ferramenta, é possível criar anúncios, não só baseados nos gostos e atividades deles, mas também por informações bem específicas, como estado civil, renda e hábitos de viagem. Já imaginou criar campanhas apenas para o seu público ideal? Com o Facebook é possível.

Trabalhar com a base de fãs

A possibilidade de segmentação possibilita que você trabalhe, por exemplo, ações promocionais apenas para sua base de fãs. A possibilidade de utilização da função Exchange (Retargeting do Facebook) permite chegar ao cliente – usuários do Facebook – que já acessou seu e-commerce em outro momento.

Buscar novos fãs para a marca usando bases estratégicas

Você já imaginou fazer campanhas apenas para a base de seus concorrentes? Pois bem, utilizando o Facebook é possível criar ações para clientes que seguem o concorrente X e que ainda não são seus fãs ou definir diversos outros parâmetros.

Facilidade de acesso

Um estudo divulgado em 2015 pela Nielsen Ibope indicou que apenas no primeiro trimestre de 2015 o brasil possuía quase 70 milhões de pessoas acessando a internet por meio de smartphones. Quando questionado sobre como consomem noticias, 42% dizem acompanhar por meio de redes sociais. Ou seja, temos muitas pessoas acessando as redes sociais fora do tradicional desktop.

Agora você consegue entender o valor do Facebook para seu negócio?

Como o seu e-commerce pode usar o Facebook?

Uma boa pedida é acessar o suporte para anunciantes, lá você terá uma biblioteca com diversos conteúdos bem aprofundados sobre a ferramenta. De antemão vale destacar que você terá diferentes opções de campanhas, cada uma delas indicadas para um momento ou modelo de negócio:

  • Impulsionar suas publicações: Funciona para que você divulgue um post especifico, como por exemplo, divulgação para data sazonal, como Black Friday, dia dos namorados etc…
  • Promover sua página: Quando desejar trazer mais fãs para sua página você pode escolher essa opção, ela sugere que mais pessoas curtam a fanpage da marca.
  • Enviar pessoas para o seu site: Lembra quando citamos a segmentação no tópico anterior? Pois bem, ela pode (e deve) ser aplicada nessa etapa. Tanto para a base atual, quanto para um target definido na plataforma, você sempre definirá quem será o público convidado a acessar.
  • Aumentar conversões no seu site: Parecido com a opção anterior, mas nesse caso você monitora o usuário e o faturamento é feito apenas com a conversão – que precisa ser definida como venda, cadastro ou outro objetivo.
  • Obter instalações para seu aplicativo: Utilizado quando você quer divulgar um aplicativo específico da sua marca ou não. Também baseado em CPA – você paga por download realizado.
  • Aumentar o envolvimento com seu aplicativo: Aumentar o tráfego de pessoas para que desejam conhecer o aplicativo. Diferente da modalidade anterior, ele é baseado em views e cliques.
  • Alcançar pessoas próximas à sua empresa: Indicado para negócios regionais, que querem alcançar pessoas em um determinado raio – o que mostra que negócios físicos também podem ter benefícios no digital.
  • Aumentar a participação no seu evento: Quando for desenvolver algum evento, essa é uma opção para aumentar o alcance da publicação.
  • Fazer as pessoas obterem suas ofertas: Ações para promover descontos ou outras ações promocionais – como frete grátis, por exemplo. Trata-se de um formato específico para esse assunto.
  • Obter visualizações de vídeo: Se for produzir um vídeo, seja ele promocional ou institucional, você pode sugerir a um público específico que o assista, mas só poderá impulsionar videos que subir diretamente no Facebook. Caso queira impulsionar um video seu do youtube, precisa fazer isso em forma de post patrocinado, já que vai compartilhar o link do vídeo.
  • Adquira cadastro para seu negócio: Focado em geração de lead, sobretudo para empresas de serviços e B2B, pode ser utilizada no e-commerce quando se pretende aumentar a base de e-mail marketing ou newsletters, por exemplo.

Cada uma das modalidades apresenta formas diferentes de anúncio, por isso é importante definir qual caminho será seguido. Sem objetivos e metas não se vai longe no marketing de performance – fica a dica.

Mas como ser relevante em redes sociais gerando resultados?

Se tantas lojas virtuais investem em Facebook, como fazer com que o seu e-commerce se destaque e consiga gerar resultados? O segredo está na criação de campanhas relevantes e que convertam bem.

Um exemplo de aplicação de campanhas no Facebook é da loja Christoff. Eles conseguiram aumentar em 10 vezes o ROI das campanhas, além de alcançarem 80% de vendas oriundas do Facebook. No início do projeto eles pensavam na rede social apenas como plataforma para promover a marca, mas logo se deram conta de como poderiam gerar resultados positivos.

Foram feitos anúncios utilizando o padrão carrossel, além disso eles monitoraram a conversão por meio de rastreamento. Investiram em um público personalizado (quando você tem cadastros dos clientes como e-mail e telefone), além de bases semelhantes (pessoas com as mesmas características que seus clientes possuem).

Mas se você quer uma dica para melhorar a conversão, pense sempre na definição do público certo. Como os investimentos iniciais do Facebook são baixos, você pode fazer testes até encontrar o público que melhor responde aos seus anúncios, que também precisam ser convidativos. Se for utilizar imagens, utilize alta qualidade e informações que tenham a ver com seu negócio.

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