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Análise prática do funil de marketing para e-commerce

Uma das formas mais tradicionais de se estruturar uma campanha de marketing para e-commerce é criando um funil que trabalhe diferentes etapas do processo de conversão de um consumidor. Desde a atração, passando pela consideração da compra, até a decisão, ou seja, a conversão da venda.

Nesse texto listamos as principais falhas em cada uma dessas etapas e como elas podem ser corrigidas para que o funil de marketing para e-commerce não apresente “pontas soltas” que comprometam as vendas realizadas na loja virtual.

Topo de Funil > Falha de Atração

>> A estratégia não gera cliques

Um problema na etapa de atração do cliente diz respeito a campanhas de marketing para e-commerce que não geram cliques ou interações por parte do cliente. Este é um indicativo que os anúncios não são eficientes para engajar o consumidor, o que pode estar associado a diversos fatores. Alguns problemas são:

  • Texto mal escrito ou pouco chamativo,
  • Imagens ruins, pouco chamativas ou descontextualizadas,
  • Promoções pouco chamativas,
  • Escolha de um canal irrelevante para seu target, etc.

Para resolver esses pontos, basta analisar se o canal está alinhado com seu público-alvo e produtos que você vende e, a partir disso, criar campanhas mais atraentes, com boas imagens, textos com qualidade e promoções convidativas.

Meio de funil > Falha de Consideração

>> A estratégia gera muitos cliques, mas os produtos não vão para o carrinho de compras

Uma campanha que gera cliques pode ter despertado a curiosidade do público, mas se essas pessoas sequer chegam a colocar o produto no carrinho de compras, pode ser que tenham sido desestimuladas por algum problema. Uma das razões pode ser que o cliente tenha encontrado uma oferta e preço no site diferentes daqueles que viu nas campanhas.

Em alguns casos, o link de direcionamento pode não levar o consumidor diretamente para a página do produto ou o item estar indisponível. O cliente pode ter achado que as imagens e descrições não batem com o que ele imaginou ao ver o anúncio. Ele pode ainda ter encontrado falhas técnicas e estruturais no site ou sentir pouca confiança na loja.

Procure identificar quais destes fatores podem ter gerado o problema: inconsistência entre a campanha e a oferta do produto ou dificuldades no próprio site. Problemas como indisponibilidade do produto, por exemplo, podem ser evitados ao utilizar um recurso de pausa automatizada nestas campanhas. Algumas plataformas de gestão de performance, como a Admatic, já oferecem esse tipo de facilidade.

Caso a campanha não exiba o preço do produto, esse fator também pode ter impactado a conversão quando o cliente acessa a oferta no site. Nesse sentido, também é possível acompanhar preços de seus concorrentes para garantir que suas ofertas estejam adequadas com o mercado. A Sieve é um tipo de solução que pode ajudar fornecendo o monitoramento de preço de concorrentes em lojas virtuais.

Fundo de funil > Falha de Decisão

>> A estratégia faz com que o cliente coloque produtos no carrinho de compras, mas não gera conversões

O cliente até se interessou em comprar o produto e está quase lá, na etapa de conversão, porém algo faz com que ele abandone o carrinho. Isso pode ser efeito de fatores como: frete muito alto, restrição nas opções de pagamento, insegurança sobre o site, demora nas etapas de compra ou muitas informações desnecessárias de cadastro no site.

Entenda quais fatores podem ter dificultado a conversão do cliente na etapa do carrinho de compras e faça os ajustes em suas estratégias de vendas ou nas configurações do site. Melhorar a segurança e sinalizar seus investimentos nela, como a contração do serviço e uso dos selos SSL Blindado e selo Site Blindado, é uma maneira de melhorar o nível de confiança na sua loja.

Pós-funil > Falha na estruturação do Funil de Marketing

>> A estratégia gera cliques, itens no carrinho de compras, conversões, mas ROI baixo

O cliente compra os produtos anunciados, mas o ROI ainda está baixo. Isso se deve a más escolhas na estruturação do marketing, como, por exemplo, o de pagar um CPC (custo por clique) alto para um produto com ticket médio baixo. Outro problema é anunciar itens que pouco representam em retorno para seu negócio ou que precisam ser vendidos em quantidades muito grandes para justificar o seu investimento. Neste caso, basta analisar seus produtos principais e que mais contribuem na receita e direcionar seus esforços em marketing para eles.

Esta percepção de cada etapa do funil de vendas é uma forma de entender onde está o problema com sua estratégia para se tomar ações focadas. Isso evita que você tenha que reestruturar campanhas inteiras quando, muitas vezes, o problema pode estar fora do anúncio, como a escolha do canal errado ou por falhas no site. Esta é uma forma de minimizar erros no marketing para e-commerce e que pode ajudar muitas lojas, inclusive a sua!

Para saber mais, preencha o formulário abaixo e solicite o contato de um especialista da Admatic.


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