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aprimorar campanhas

Um dos principais recursos para o sucesso de suas campanhas de performance é, sem sombra de dúvidas, a análise de dados. Só que a mineração de dados requer a adoção de um grupo de estratégias para obter as respostas inteligentes que a empresa espera conseguir “ler”. Para isso, é fundamental que você tenha em mente o objetivo da campanha para definir quais métricas e resultados serão analisados.

Por exemplo, para um canal cujo objetivo é gerar tráfego, as principais métricas podem ser: aumento do número de cliques, diminuição de custo e, conjuntamente, um ROI que se mantenha estável. Já para as campanhas de remarketing, os objetivos podem ser o de aumentar a receita e o ROI, independentemente do número de cliques.

Para minerar os dados de uma forma relevante, é possível criar filtros e parâmetros condizentes com sua estratégia dentro da Admatic. Abaixo explicamos como usar nossa plataforma para obter dados que ajudem a conquistar mais resultados em suas campanhas.

Filtros que devem ser observados para aprimorar campanhas de marketing

Os valores dos filtros vão variar de acordo com sua performance, mas alguns deles podem ser observados em suas campanhas e fazer grande diferença nos resultados. Estes filtros são:

Ad Cost + Status + ROI

Esse filtro exibe as ofertas onde você está queimando sua margem para anunciar de acordo com o ROI desejado. Analise as ofertas para identificar o motivo do Ad Cost alto/baixo (CPC ou número de cliques alto) e verifique a possibilidade de pausa da campanha.

Análise de dados para aprimorar campanhas de performance

Status + Custo + Receita

Esse filtro vai exibir as ofertas que estão com custo maior ou igual a receita. Analise as ofertas para identificar oportunidades de melhorias no preço, CPC, frete e prazo de entrega.

analise de dados 2

 

Status + Taxa de conversão + Receita

Esse filtro vai mostrar as ofertas com uma alta/baixa taxa de conversão (quantos % dos cliques têm convertido) de acordo com o valor receita

analise de dados 3

Criação de parâmetros para entender o tráfego das campanhas

Com a Admatic é possível criar e analisar parâmetros que monitoram a origem do tráfego, cliques e conversões de suas campanhas. Assim, a url acompanha os movimentos dos usuários tornando possível, por exemplo, discernir o cliente que veio do canal X daquele que converteu pelo canal Y.

O objetivo destes dados por parâmetro é identificar a efetividade das campanhas e sua rentabilidade.

Alguns parâmetros que você pode criar para diferenciar campanhas são:

Origem de campanha (utm_source) – o site ou canal onde seu link foi colocado

  • Ex: você pode identificar pessoas que converteram somente por meio de uma campanha de e-mail marketing

Mídia de campanha (utm_medium) – a mídia de publicidade ou marketing utilizada

  • Ex: você pode identificar que a mídia que o cliente utilizou foi o e-mail ou CPC

Nome de campanha (utm_name) – o nome da campanha criada

  • Ex: você pode criar uma campanha específica ou o lançamento de um produto e acompanhar todos os resultados para ela em todos os canais que anuncia

Termo de campanha (utm_term) – o termo usado pelo cliente para encontrar seu produto

  • Ex: as campanhas do Adwords podem acionar os anúncios para palavras com semântica compatível ao que o usuário digitou. Esse parâmetro permite rastrear o termo exato usado pelo usuário durante a pesquisa

A criação de parâmetros separa (segmenta) padrões de cliques e conversões de forma que é possível comparar resultados entre uma campanha X e outra Y ou entre origens e mídias diferentes. Ou até mesmo compreender que termos são mais relevantes para o consumidor que busca pelo seu produto. Com isso em mãos, é muito mais fácil fazer ajustes na campanha que sigam o caminho de alguns parâmetros de maior sucesso.

Usando dados para identificar o público-alvo

Dados negativos também podem indicar um desajuste entre sua campanha e o público-alvo de seus produtos, por isso, aproveite a percepção dos dados para identificar para quem deverá ser direcionada as suas campanhas. Com isso, não deixe de buscar canais apropriados para esse perfil de consumidor.

Público-alvo por canal

Sua taxa de conversão será maior se você souber anunciar em canais voltados para seu público-alvo pois oferecem diretamente o que o cliente procura, verifique se o canal em que está anunciando realmente se encaixa em seu segmento.

Para saber se um canal vai impactar seu público alvo, se informe sobre as categorias do canal, qual linguagem é utilizada com o usuário e se outros players do mercado anunciam nele, por exemplo:

Variedades

  • MuccaShop (www.muccashop.com.br) – com a proposta de trazer 200 lojas em um só lugar, o shopping contempla inclusive itens como óculos de sol, grau, lentes de contato. O espaço para descrições é mais enxuto, porém objetivo.
  • Um só Lugar (www.umsolugar.com.br) – comparador que possui descrições mais detalhadas, levando em consideração o material dos produtos.

Moda e beleza

  • Forum da Beleza (www.forumdabeleza.com.br) – canal voltado para produtos de beleza com espaço para avaliações dos produtos.
  • Steal the look – (www.stealthelook.com.br/) – site voltado para anúncios de conjuntos de roupas completos, com foco em coleções usadas por celebridades e grandes marcas. O público alvo é 98% feminino, com sua maioria entre 18 e 24 anos.
  • I love e-commerce (www.iloveecommerce.com.br/) – permite cupons de desconto na tela do produto e descrições mais objetivas.
  • Paraíso Feminino (www.paraisofeminino.com.br) – shopping que também utiliza looks como forma de anúncio e os lojistas podem associar produtos semelhantes aos anúncios para aumentar o alcance das conversões.

Decoração

  • Monta Casa (www.montacasa.com.br/) – canal específico para decoração de casa e possuem o campo de perfumaria específico. O canal possui pesquisas que questionam o usuário caso não tenha encontrado o produto desejado, o que auxilia o canal a saber quais são as ofertas mais procuradas.

Lembre-se: artigos de moda e beleza podem explorar muito bem canais que valorizem fotos de produtos, como o Facebook Ads ou Instagram, por exemplo. Já se você tem o preço mais baixo para o produto de uma categoria como tecnologia, por exemplo, por que não explorar a visibilidade dele a partir de um comparador de preço? Veja como o cliente busca por seu produto e o que deverá ficar em evidência para eleger os melhores canais e aprimorar campanhas.


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