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o cliente vê valor em seus serviços de marketing?

Toda agência de marketing tem dois grandes desafios: um deles é o próprio trabalho que ela executa ao gerir as campanhas de seus clientes. O outro, é divulgar a si mesma de forma correta, de maneira que o cliente valorize seu trabalho, prevendo o tempo que levará até que os resultados surjam e sabendo que o investimento está sendo direcionado de forma estratégica. Para isso, é preciso saber administrar e promover o trabalho apresentando ao cliente a lógica, processos e resultados (em números) do que for desenvolvido.

 

O que faz o cliente valorizar sua agência de marketing:

 

Você sempre está em contato com seu cliente

Agências conseguem ser mais valorizadas pelo cliente quando mantém um contato constante com ele, mostrando o andamento da campanha, resultados, entendendo o que mudou no último período, se as metas se mantém iguais e se o resultado foi o esperado. Se ainda não foi, ela deve ter uma ideia de quanto tempo levará até chegar lá e passar isso para o cliente.

Você acompanha toda a trajetória de suas campanhas até as conversões e resultados

A agência precisa ter – e mostrar ao cliente que tem – visibilidade total das campanhas que administra e que sabe quando um anúncio na web foi clicado, gerou leads ou conversões. Além de fazer esse trabalho de monitoramento das campanhas, é preciso deixar claro para o contratante que você trabalha com ferramentas profissionais que te ajudam nesse processo, como a Admatic, para marketing de performance (links patrocinados, shoppings virtuais, afiliados, comparadores de preço, Google e Facebook Ads, etc), RD Station, para marketing de conteúdo (trilhas em e-mail marketing) ou Hootsuite, para mídias sociais (curtidas, retuítes etc), por exemplo

Você melhora investimentos nas estratégias que dão certo

Agências que monitoram estratégias constantemente e apresentam ao cliente o que foi feito conseguem obter um melhor feedback, porque ajudam o contratante a ligar os pontos entre ações e resultados. Assim, ele pode cruzar os dados que você apresenta com aquilo que ele próprio sentiu no bolso e fica claro os efeitos de seu trabalho. Quando você explica para ele qual é o canal mais eficiente e não apenas passa noções vagas do que está monitorando, o cliente sente mais confiança e abertura para ampliar investimentos onde ele sabe que consegue resultados.

Você identifica estratégias pouco efetivas e toma ações sobre elas

Da mesma forma que faz diferença melhorar a percepção do que deu certo, a agência é muito mais valorizada quando consegue identificar canais pouco eficientes e reajustar ou encerrar campanhas feitas ali. Isso porque além de melhorar a campanha como um todo, o cliente percebe que você está 100% comprometido em apresentar resultados para ele e sem investir um centavo a mais do que o necessário.

Você sabe onde o cliente quer chegar com o marketing

As agências precisam saber muito bem onde o cliente espera chegar com o marketing: se ele quer ser conhecido, aumentar a receita, conquistar leads, ou mesmo aumentar a venda de produtos de “x” categoria em “x%”. Essa expectativa deve ser sempre consultada, de tempos em tempos, para ver se o cliente não mudou de opinião ou tem novas metas. Ainda que vocês tenham um contrato, esse conhecimento é válido para saber o que ainda dá tempo de melhorar, no mesmo projeto, para suprir o que o cliente espera, ou o que pode ser pensado e apresentado em uma nova contratação.

Sua agência está preparada nestes pontos?  O que falta você fazer para ela valorizar mais seus serviços? Reflita e ajuste seus processos para que eles promovam seu trabalho!

 

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