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A importância do monitoramento de preços e outros indicadores em uma campanha de marketing de performance – O marketing digital possibilita algo que há algumas décadas era impensável: a mensuração de resultados de campanhas em tempo real, medindo o impacto da marca, a conversão e outros indicadores que são importantes para diferentes perfis de negócios.

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Quando falamos de e-commerce, os indicadores se tornam ainda mais importantes, já que com a concorrência cada vez mais acirrada e consumidores mais atentos, é preciso tomar decisões rápidas e assertivas. O varejo nacional agora aposta no marketing de performance, que são ações realizadas com base em metas pré-definidas, com foco em seu público-alvo. Os objetivos podem variar de acordo o planejamento da empresa, mas podemos destacar: o ROI, a conversão em vendas, o números de visitas na página, a geração de leads entre outros.

Em marketing de performance o objetivo é atingir metas estabelecidas e você paga se conseguir atingir seus resultados (em  modelos de cobrança como CPC, CPM ou CPA), por isso é importante que todas as ações possam ser mensuráveis. Sendo assim, definir seus indicadores e determinar a meta de conversão deles, ajudará em suas análises estratégicas. Falando em conversão, é fundamental monitorar um dos principais influenciadores na hora da compra do consumidor, o preço.

Como funciona o monitoramento de preços?

Você não precisa de uma equipe inteira dedicada apenas para monitorar preços de produto por produto dos seus principais concorrentes. Hoje existem softwares que fazem essa análise de forma automatizada e, mais do que isso, através de regras pré-estabelecidas, alteram os preços dos produtos no seu e-commerce de forma automática, a chamada precificação dinâmica.

Para monitoramento da concorrência, a Admatic possui uma funcionalidade que permite a comparação dos preços dos produtos de suas campanhas com relação aos preços dos concorrentes, dando assim uma informação estratégica para ajudar na definição dos valores a serem praticados em cada ação de seu e-commerce. A ferramenta é uma integração com o sistema da empresa parceira Sieve, líder em inteligência de preços.

Como o monitoramento de preços contribui com o marketing de performance?

O profissional que atua com marketing de performance tem objetivos estabelecidos no planejamento e se dedicará a eles durante todo o período definido da campanha, focando sempre em resultados para melhorar o ROI. Se tiver como objetivo aumentar a conversão, é importante acompanhar a concorrência e identificar em quais SKUs estas levam vantagem em relação a sua loja virtual.

Isso permitirá que o preço seja alterado em seu e-commerce, caso necessário, de acordo com suas regras. É importante acrescentar que os valores dos produtos serão alterados apenas no site da sua loja virtual. Caso o item esteja anunciado em comparadores de preços ou em ferramentas de search e seu e-commerce não tenha um software de gestão de XML, como o da Admatic, que faça a integração com esses canais, pode ser que o seu cliente se frustre ao clicar e descobrir que o produto está mais caro, criar desconfiança se estiver mais barato ou se decepcionar com produtos indisponíveis. Investir em um software que faça essa gestão entre o seu xml e os canais de marketing de performance pode ser essencial para garantir um ROI positivo.   

Para agências focadas em performance, ter um software de gestão como o da Admatic, permite cuidar das ações dos clientes em uma única ferramenta, garantindo importante ganho de tempo no gerenciamento das diferentes contas. Para seu e-commerce, trata-se de uma forma fácil de ter controle de todas as ações de marketing desenvolvidas, de forma intuitiva, reduzindo o tempo gasto e otimizando os resultados alcançados.

Quais as vantagens que o monitoramento de outros indicadores pode me trazer?

Na prática, com o monitoramento de preços e de outros indicadores das campanhas em tempo real, é possível fazer as alterações de forma rápida evitando baixo rendimento de conversão. Isso permite melhor desempenho da loja virtual, que consegue, em questões de minutos, ter campanhas mais competitivas que as lojas concorrentes.

Mas como ficam as campanhas de seu e-commerce todas as vezes que o preço é alterado no site? Realizar atualizações manuais, principalmente se você estiver em diferentes canais, como compradores de preço, por exemplo, será trabalhoso.  Por isso, o ideal é que além de uma plataforma de precificação, que fará o rastreamento e a alteração de preços, você também tenha um software de gestão de campanhas em XML, que permitirá a atualização de todas as campanhas de forma prática, para você ganhar tempo na gestão das campanhas de performance do seu negócio.


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