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A melhor forma de gerar leads no blog da sua empresa é propondo uma troca com o cliente: você fornece um material rico que criou especialmente para ele e um grupo seleto de pessoas e, em troca, solicita um pagamento simbólico como o preenchimento de um formulário contendo campos para captura de dados como nome e e-mail, por exemplo. Se o cliente fornece essas informações, isso pode sinalizar um interesse dele por entender mais profundamente sobre sua empresa e produtos que oferece.

Na verdade, quando falamos em material rico isso significa um conteúdo realmente significativo, com informações valiosas para o público, que foram antes estudadas, planejadas e estruturadas no arquivo. Assim, algumas vezes pode ser possível ir além das solicitações de nome e e-mail e conseguir telefone, cargo e empresa do seu lead. Tudo depende da estratégia adotada e uma percepção se há abertura para conseguir estas informações mais profundas no mesmo pacote.

Já os conteúdos podem ser pensados como macetes possíveis e adaptáveis para seu intuito e perfil do público que quer atingir. Algumas sugestões que podem ser trabalhadas para gerar leads são:

1) E-books

E-books com dicas sobre o segmento em que o cliente atua e onde sua empresa tenha algum know-how podem ser uma isca interessante para atrair leads para o blog de sua empresa. Crie algo diferente e que possa facilitar o dia a dia do cliente, no setor pessoal, se atender o B2C, ou profissional, caso atue no B2B.

2) Versões Trial

Algo que pode interessar clientes são as versões trial (experimentais) de um serviço. O legal é que isso, quer dizer, o teste, também pode ajudar a impulsionar o interesse do cliente pelo que você oferece. Só certifique que tudo flua bem durante o período experimental, sem prejuízos que possam colocar tudo a perder.

3) Pesquisas de mercado

Uma pesquisa aprofundada de mercado tem um valor inestimável para alguns profissionais. Por isso, elas podem ser uma boa fonte de atração de prospects e gerar leads qualificados no segmento que você procura.

4) Quiz

Quase todo mundo parece se interessar por testes de personalidade, e quizzes que indiquem o estágio de compreensão de alguém sobre um tema ou que tipo de pessoa ela é. Além disso, a viralização de alguns materiais pode ser grande se o usuário gostar do resultado. Tem um bom potencial de gerar leads, claro.

5) Cases de sucesso

Um bom estudo de caso de um cliente de sucesso é excelente para ajudar alguém que já esteja interessado em seu produto e que queira encontrar o diferencial da sua empresa antes de fechar negócio. Cases de sucesso detalhados ajudam a posicionar sua marca nesse campo e revelam informações aplicáveis que o público poderá se interessar em saber.

6) Webinars e vídeo-aulas

Da mesma forma que algumas pessoas estão dispostas a pagar, em espécie, para obter aulas aprofundadas sobre um tema, elas podem se interessar por aulas mais compactas e topar pagar com um valor simbólico, como fornecendo alguns de seus dados, ao receber esse material. Aproveite e mostre como você detém autoridade no assunto abordado, enquanto consegue gerar leads significativos para o negócio.

7) Ferramentas úteis

Planilhas de cálculo, agendas, templates, check-lists e outros recursos úteis ao dia a dia no escritório são bem relevantes para muita gente. Você pode criar um bom recurso que sirva para profissionais do ramo que quer atingir e conseguir gerar alguns leads.

Como fazer a troca?

Crie uma landing page de download da “isca” escolhida e deixe um formulário visível no qual solicita os dados que pretende obter. Você pode divulgar o link em blogs, e-mails marketing, redes sociais e incentivar sua rede a baixar o conteúdo ou espalhar o material para outros interessados. Promova posts, acione a assessoria e use os recursos que precisa para divulgar o conteúdo e conseguir gerar leads, atraindo mais gente para seu site.

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