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gestão de marketing

A gestão de marketing deve combinar elementos de automação e análise. O desequilíbrio nestes pontos pode colocar tudo a perder: com gastos desnecessários ou perdas de oportunidades de ampliar a receita. O marketing deve necessariamente ser lucrativo e cada investimento feito precisa contribuir para isso.

Abaixo destacamos alguns erros comuns na gestão de marketing de performance que podem existir em seus processos e que devem ser corrigidos:

1) Não olhar ROI e margem

Não basta olhar um destes KPIs e esquecer do outro. A margem de lucro (lucro dividido pela receita) irá mostrar quanto sua empresa ganha em cima de suas vendas. Isso te ajudará a entender melhor o mercado, a aceitação do público e a concorrência. São aspectos que te ajudam na hora de precificar produtos e criar campanhas promocionais sem se atrapalhar na geração de receita.

2) Olhar resultados de forma “agrupada”

Uma análise focada em resultados do marketing de forma generalizada pode entregar um resultado positivo – e isso é bom. É preciso se atentar quando apenas alguns canais de todos em que você investe são responsáveis pelo ROI alto. Isso significa que há pontos específicos onde o dinheiro está indo pelo ralo. Por isso, o gestor deve analisar canal por canal para saber quais deles contribuem para o ROI e quais apenas consomem investimento sem gerar retorno.

3) Esquecer de olhar as campanhas pré-configuradas

Muitas configurações de marketing poupam um enorme trabalho processual porque automatizam funções. Isso é ótimo e deve ser usado sim pelos gestores. Por outro lado, não é possível ignorar a necessidade de um olhar humano para interpretar o que está ocorrendo nas campanhas. É necessário pré-configurar, mas também gerir, analisar, interpretar e modificar campanhas para não perder dinheiro quando o comportamento do público for diferente.

4) Não analisar relatórios de resultados

Os relatórios não devem ser entendidos como um recurso “extra”, mas sim como a “espinha dorsal” da gestão de marketing. Eles precisam ser recorrentes, analisados criteriosamente e comparados entre categorias de produtos, canais, tipos de campanhas ou ações e etc. Só assim é possível gerir seu dinheiro de forma mais responsável e direcionada para onde você mais obtém resultados.

5) Não desativar campanhas com estoque esgotado

O estoque eventualmente irá acabar no site, mas se as campanhas continuarem ativas elas podem gerar interesse, cliques, consumir investimento em mídia e o cliente, no fim das contas, não terá como comprar o item de seu desejo. É um custo para os gestores e sem possibilidade de retorno. Por conta disso, as campanhas que direcionam para produtos fora de estoque devem ser pausadas rapidamente ou mesmo de forma automatizada.

6) Não atualizar o preço nas campanhas

Um erro comum é atualizar preços nos e-commerces (para cima ou para baixo) e esquecer de atualizar as campanhas imediatamente. Isso acaba gerando uma posição complicada já que o cliente poderá se sentir lesado, caso acesse o site e veja o produto sendo vendido a um preço mais caro que nas campanhas. Ou ainda simplesmente deixe de clicar na campanha porque não sabe que há um desconto imperdível no site. Por isso, vale automatizar a atualização de preços para evitar estas situações.

7) Não interpretar o cenário todo

Uma campanha com muitos cliques e zero conversões pode significar que a escolha do canal foi ruim, mas também pode ter outras interpretações. Um exemplo disso é o cliente se interessar pelo produto, mas ter uma grande dificuldade de navegar no site, encontrar o carrinho de compras, se sentir seguro e efetivamente fazer um pedido. Por isso, é essencial entender cada movimento dado pelo público para não se tomar decisões precipitadas.
Corrigindo esses fatores será possível melhorar a forma como você realiza suas campanhas e principalmente, o retorno de cada uma delas. E umas das maneiras de automatizar grande parte dos processos de marketing de sua loja virtual é com um software de automação de marketing. Deixe seu contato para que nosso time de especialista ofereça as melhores soluções para seu negócio.


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