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Você gasta mais do que entra de receita e não faz a mínima ideia de qual dos canais de marketing que você investe tem  desempenho melhor que os demais. Por receio de parar o marketing e comprometer canais eficientes, você acaba por mantê-lo, mas sem ter visibilidade de nada. Ou, pior, para com todas as estratégias e fica sem resultado algum. Será que o seu marketing está com esse problema?

Abaixo separamos 5 situações comuns que indicam que o marketing do seu e-commerce está improdutivo e comprometendo todos os seus resultados. Veja se você se encontra nessa situação e saiba como resolver:

1) Você não tem tantos resultados quanto esperava e não sabe o que deu errado

Problema grave: você gasta muito com o marketing, mas o retorno é pouco expressivo ou insatisfatório. Só que você não faz a menor ideia do que deu razoavelmente certo e o que deu completamente errado. Como ajustar as coisas se você não sabe nem por onde começar?

Solução: você precisa ter visibilidade de todos os números investidos e retornados com o marketing. Você pode fazer impressões manuais de relatórios em cada canal, planilhar as informações ou ainda utilizar alguma ferramenta de automação em gestão de performance, o que não pode é ficar sem entender o que houve com o dinheiro que você investiu.

2) Você não tem controle de qual canal é ou não eficiente – e qual te dá mais resultado

Outro problema é não ter visibilidade de qual canal te dá mais retorno e qual te dá prejuízos, seja porque ele não tem muito a ver com os hábitos de compra de seu cliente ou porque a campanha usa uma estratégia ineficaz. Se você não tiver uma visão individual dos resultados e, ao mesmo tempo, um comparativo entre os canais, então é claro que sua leitura será sempre superficial. Bem, é unânime que divulgar é um ponto importante, mas você está usando as estratégias adequadas? Os canais em que investe são relevantes nos resultados da sua empresa?

Solucione isso com relatórios de todos os canais onde está presente e extraindo o número de vendas e receita gerado por cada canal e compare os números obtidos. Saber que tipo de estratégia funciona melhor para seu negócio é imprescindível para conhecer seus resultados. Aí, é uma questão de gerir seus investimentos entre os melhores e piores canais para alavancar o negócio.

3) Você não sabe se todos os seus investimentos em marketing são positivos

Você não tem controle de KPIs do marketing tão essenciais como o ROI (retorno sobre investimento), margem de lucro, vendas por categoria, CAC (custo por aquisição do cliente), ticket médio e LTV (valor do tempo de vida do cliente). Como os canais estão dispersos, você não consegue ter a menor visibilidade da sua receita e nem se todos os canais em que investe são positivos para o negócio.

O melhor a fazer é ter total controle destas informações. Os indicadores-chave de desempenho são, realmente, uma “chave” para a percepção do negócio. É impossível gerir bem seus investimentos se você não tiver controle destes números. Se for o caso, use uma plataforma que integre suas campanhas e que te dê os números que precisa para calcular o que é ou não eficiente no marketing do seu e-commerce.

4) As informações estão descentralizadas e você demora horas para conseguir um relatório das campanhas

Outro sinal de improdutividade na gestão do e-commerce é o fato de você demorar muito tempo para conseguir todos os dados que precisa. Isso porque a gestão demanda ações práticas, tomadas de decisão e posicionamento estratégico que serão comprometidos se você passa a vida toda tentando reunir informações primárias sobre o marketing do seu e-commerce.

É fato que se o marketing te dá informações muito desordenadas e demoradas, você precisa diminuir seu tempo para reunir todas as informações. A forma de organizar tudo é com o uso de tecnologias ou mesmo cortando tempo com aquilo que for irrelevante. Estes são pontos fundamentais que te ajudam na hora de otimizar seu tempo com o marketing do seu e-commerce e ganho de qualidade e produtividade.

5) Gerir campanhas de marketing demanda quase metade do seu tempo com a gestão de todo e-commerce

Outro sinal de que a gestão do marketing do seu e-commerce não anda nada produtiva é quando você percebe que gasta quase tanto tempo com isso quanto com toda a gestão do e-commerce. Quer dizer, há mil coisas a gerir: estoque, logística, atendimento, entrega, pós-venda e, claro, o marketing. Mas ele é apenas um dos fatores, certo? Por que deveria ser normal a gestão dos canais de divulgação tomar tanto tempo?

Não é normal, óbvio. Se gerir o marketing está comprometendo seu trabalho de gestão de outras áreas, se os produtos não estão devidamente controlados, o atendimento deixou a desejar e tudo porque você não tem tempo para cuidar dos problemas enquanto tenta fazer o negócio vender, então isso é sim um problema.
Se você enfrenta os desafios acima na hora de gerenciar o marketing do seu e-commerce, entenda que é hora de organizar melhor o seu tempo e as informações que você controla. Crie pastas com os últimos relatórios do marketing e, se for o caso, automatize a gestão das campanhas de forma que você possa obter dados atuais e retroativos a hora que precisar. Isso ajuda a agrupar tudo o que você precisa para calcular o ROI, CAC e outras informações tão necessárias para gerir a divulgação da sua marca de forma mais ágil, com mais resultados em vendas e tempo para cuidar de todas as etapas da gestão do negócio.


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