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post_blog_admatic_novembro_11_canais_e_um_segredo

 

Uma ficção baseada em fatos reais.

A empresa Farmattia (fictícia) começou há mais de 90 anos no ramo farmacêutico.

Aos poucos, a marca passou a ser reconhecida pelo público que encontrava remédios e produtos de beleza em mais de 40 lojas físicas espalhadas em diferentes estados do país. A Farmattia cresceu e sabia que precisava acompanhar as mudanças trazidas pela tecnologia, que fazia com que cada vez mais gente fosse buscar a comodidade de comprar pela internet.

A perspectiva de vender usando a web era uma oportunidade da empresa expandir ainda mais o negócio, fazendo-o chegar a outros espaços do país, além de se atualizar. Foi assim que os gestores decidiram distribuir as vendas entre as lojas físicas e um novo canal de comércio eletrônico.

Só que era preciso divulgar esse novo canal e isso exigia que a empresa fizesse um investimento em marketing digital. Como qualquer empresa, precisava de um investimento estratégico, pois não poderia atropelar sua receita uma vez que o objetivo era justamente o de crescer.

A empresa Farmattia percebeu que o marketing de performance parecia ser o melhor caminho para o que esperava, já que era moderno, eficiente e totalmente mensurável. Os resultados podiam ser computados pelo número de conversões em vendas no próprio e-commerce: se ele estivesse vendendo bem, o marketing estava sendo funcional, do contrário precisaria ser reestruturado.

Tudo estava funcionando razoavelmente bem enquanto a empresa anunciava exclusivamente em um canal de marketing, mas depois, em dado momento, isso começou a ficar complicado. Em certo instante a empresa se viu anunciando em nada menos que 11 canais de performance! Eram eles:

1) Google Shopping

2) Buscapé

3) Cliquefarma

4) Consulta Remédios

5) Criteo

6) Afilio

7) Zanox

8) Advantage Media

9) Zoom

10) Facebook Ads

11) Clique Farma

Muito bom ter o e-commerce tão divulgado, mas muito difícil de administrar isso também. Fazer a integração do XML em cada um desses canais ou criar o de/para em cada um, por exemplo, era um tormento, já que o processo era bastante trabalhoso e 11 canais não é um número nada simples de administrar.

Os processos tinham que melhorar. Do contrário, prejudicaria a administração dos anúncios e os resultados da empresa.

Já estava bem difícil analisar os resultados de cada canal, com vários logins que, para uma boa análise, deveriam ser feitos diariamente por gestores e analistas. Mais difícil ainda era comparar os resultados entre um e outro canal, pois isso exigia uma coleta de dados e relatórios muito diferentes que deveriam ser parametrizados manualmente.

Nem tudo são flores na vida de quem administra muitos canais de performance.

ROI, receita, custo do anúncio, número de cliques e conversões. Todas estas métricas parecem simples quando estão no papel, mas para quem faz a gestão manual, demanda uma trabalheira sem fim para que todos os dados sejam coletados, interpretados, comparados e as ações sejam tomadas.

Só que como toda história tem um herói, a nossa não é diferente. Os 11 canais e seus respectivos XMLs tinham um segredo: todos eles podiam ser administrados pela Admatic. A plataforma de inteligência de performance admitia a criação de um XML padrão disponibilizado a todos os canais. O arquivo era atualizado com frequência, mas isso não gerava impactos negativos no site da empresa.

A Admatic também ajudou com que a estratégia de marketing exigisse menos tempo de gestão operacional e abriu um mundo de informações para a gestão analítica. A estratégia e planejamento levaram a empresa a conhecer os melhores entre os 11 canais e quais deles poderiam seguir para a segunda etapa desse filme. Com alguns ajustes, todos apresentaram ótimos resultados, pois através dos relatórios era possível tratar cada problema na etapa exata em que ele ocorria.  

A empresa Farmattia melhorou ROI, receita e estuda entrar em mais um canal que está alinhado a seu portfólio. Assim, os canais passarão para 12, mas o segredo – a Admatic para gerenciar todos eles – continuará ajudando na performance desta empresa e de outras mais.

A história é fictícia, mas baseada em uma empresa real que administra estes mesmos 11 canais de marketing de performance usando a Admatic como segredinho. Mas, psiu, não conta pra ninguém! 😉


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